Identidade Visual: a biometria da marca

Atualizado: 12 de jul. de 2020


A Identidade Visual vai além de apenas escolher um logo só porque você achou ele "bonitinho".

Apesar de bonitinho, o logo escolhido pode não traduzir o significado de uma marca na visão dos consumidores.

A Identidade Visual pode ser considerada a biometria de uma marca pois, assim como nossas digitais, ela deve ser única e exclusivamente relacionada com aquela marca.

No final de 2016 e início de 2017, algumas marcas famosas resolveram fazer alterações em suas identidades visuais. Entre elas estão marcas como "Seara", "Subway", "Locaweb" e "Calvin Klein".

Para criar uma Identidade Visual, o ideal e seguir o passo a passo do processo criativo. Comece o processo através da criação do Briefing, a fim de identificar as necessidades da sua empresa. Resumidamente, um briefing é um "interrogatório" que pode definir o sucesso ou fracasso de uma marca. Esse documento deve conter perguntas com relação ao posicionamento da empresa no mercado, concorrentes, produtos, público-alvo, entre outras.

Para mais detalhes sobre "O que é um briefing?" Clique aqui.

Após a elaboração do briefing, deve ser feito um brainstorm, que pode ser traduzido como "tempestade de ideias". Das melhores até as mais estranhas, o brainstorm não deve ser um momento para julgamentos, as boas ideias devem ser separadas para avaliação futura até que se chegue ao resultado.

O passo seguinte é a definição do tipo de fonte, as cores a serem utilizadas e o estilo.

Se for uma empresa voltada para o público jovem, padrões clássicos podem não agradar os futuros consumidores, e o mesmo acontece com as cores. Algumas cores são sinônimos de segurança e passam confiança ao cliente, como o azul, outras transmitem elegância, formalidade, como é o caso da cor preta.

Até as formas geométricas devem ser levadas em consideração.

Depois de definir os critérios anteriores, escolha um profissional para a criação da sua identidade. Você pode optar por terceirizar o serviço ou ter um setor de criação próprio. A melhor opção vai ser aquela que se encaixa melhor à realidade da sua empresa e à demanda de produção de material.

Crie mais do que apenas um logotipo para sua empresa. Faça com que o material criado seja diferenciado no mercado.

Nós, da THDGrafico, estamos esperando seu contato para definirmos as melhores opções de marketing e divulgação da sua empresa, para impactarmos de forma positiva os seus futuros clientes.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo